O Governo Federal anunciou em agosto de 2021 que pretende privatizar a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, estatal criada em 1969. Antes da criação da ECT o serviço de correios e telégrafos era prestado pelo Departamento de Correios e Telégrafos criado em 1931, embora o serviço postal fosse ofertado desde 1663.
Em União dos Palmares o prédio da agência central dos Correios possui quase 80 anos.
A Resolução nº 89 aprovou o projeto de Decreto-Lei municipal que desapropriou um terreno a fim de construir o prédio destinado aos Correios e Telégrafos. O terreno pertencia ao Patrimônio de Santa Maria Madalena e se localizava, naquela época, entre a linha de ferro da Great Western of Brasil Railway Company Ltda e a Avenida João Pessoa.
A Resolução foi aprovada em 09 de abril de 1941.
O prédio dos Correios em União dos Palmares é um dos poucos com as características originais preservadas no centro da cidade.
Nos resta torcer para que caso seja concretizada a venda da estatal o prédio seja conservado ou que o Município de União dos Palmares se apresse e aprove uma lei declarando a edificação patrimônio arquitetônico e histórico municipal.
..
Pesquisa e Texto: Bruno César Monteiro
Fontes das imagens: 1) Diário Oficial, Ano XXX, nº 8147, 16 de abril de 1941 - Acervo do Arquivo Público de Alagoas; 2) Fotografia do prédio disponível na internet sem identificação do autor e data.
Fonte das informações: Páginas na internet "Legislação Planalto" e da empresa pública "Correios".
Obs: Não possuímos qualquer direito sobre a fotografia da edificação.
Comentários
Postar um comentário