Eleição Municipal em 2000 - Questionamento ao Resultado e Judicialização

As urnas eletrônicas em uma eleição municipal foram usadas pela primeira vez em União dos Palmares no ano 2000. A diferença de 151 votos do primeiro para o segundo colocado na disputa para Prefeito deu origem a especulação quanto a lisura da eleição. Contudo, a insatisfação não ficou por aí, como seria comum depois deste episódio o questionamento judicial foi o caminho.

A Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) n° 323/21ª Zona Eleitoral viria em 11 de março de 2002 a cassar os diplomas do Prefeito Afrânio Vergeti e do Vice-Prefeito Beto Baía - eleitos em 2000 - sob o fundamento de abuso de poder político e econômico nas eleições municipais. Era o fim do terceiro mandato do Prefeito Afrânio Vergeti.

Em razão da decisão judicial os segundos colocados na eleição, José Carrilho Pedrosa (Prefeito) e Kleber Marques da Silva (Vice-Prefeito) foram empossados em 12.03.2002 e ficaram no cargo até o fim do mandato em 31.12.2004. Em 2004 Zé Pedrosa foi reeleito para o cargo de Prefeito, desta vez tendo como Vice-Prefeito Areski Damara de Omena Freitas Junior.

Fonte: Site do Tribunal Superior Eleitoral e pesquisa jurisprudencial. 

Comentários