De 8 a 14 de junho de 2020 ocorrerá a 4ª Semana Nacional de Arquivos, a qual, segundo o site do evento, é uma temporada de eventos em arquivos e outras instituições de memórias de todo o país, com o objetivo de aproximar essas instituições da sociedade e divulgar os valiosos trabalhos nelas desenvolvidos.
Em União dos Palmares existem diversos arquivos espalhados pelos órgãos públicos, os quais possuem relatos importantes da nossa história. O arquivo da Procuradoria Geral do Município foi a principal fonte da pesquisa realizada e divulgada pelo Registros Legislativos.
Em 2017 o advogado Bruno Monteiro doou a Procuradoria Geral do Município, na gestão do Procurador Allan Belarmino, a minuta de um Projeto de Lei para criação de um Arquivo Público no município. O texto foi utilizado como base do projeto encaminhado pelo Prefeito Areski Damara a Câmara de Vereadores, o qual foi aprovado e deu origem a Lei Municipal nº 1344/2017.
A legislação criou o Arquivo Público de União dos Palmares, o qual tem como finalidade preservar os documentos de real valor legal, administrativo ou histórico, por serem fontes importantes de interesse público e geral para o resgate da memória, para defesa de direitos dos cidadãos e para a recuperação de fatos relevantes da história política e cívica do município.
Até o momento o Arquivo Público de União dos Palmares não foi instalado.
Fica o nosso apelo a sociedade para que cobre do poder público o funcionamento deste importante órgão municipal.
A Lei Municipal nº 1344, de 06 de novembro de 2017, foi sancionada pelo Prefeito Areski Damara de Omena Freitas Junior.
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Fonte: Portal da Transparência da Prefeitura Municipal de União dos Palmares.
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