Evolução territorial de União dos Palmares


Em 2017 no âmbito das comemorações dos 200 anos da Emancipação Política de Alagoas, a Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio - SEPLAG lançou diversos mapas históricos do território estadual. Com tais documentos é possível elaborar a evolução territorial de União dos Palmares. Na sua emancipação política em 13 de outubro de 1831, a Vila Nova da Imperatriz foi criada do desmembramento da Vila de Atalaia. No mesmo dia (13/10) também foi criada a Vila da Assembléa (atual Viçosa). Logo, em sua origem o território da Vila de Atalaia correspondia ao que na primeira imagem (1872) representa Atalaia, Imperatriz, Assembléa e Muricy. Em 1831 o território de Muricy fazia parte da Vila Nova da Imperatriz e assim foi até 16/03/1872, data da Emancipação Política de Muricy, a primeira diminuição do território conforme a imagem. 


No dia 28/07/1876 com a criação da Vila de São José da Lage ocorreu nova diminuição do território (também ficou com o território do atual Município de Ibateguara). Em 1920 o território do que formaria o Município de Branquinha ainda fazia parte do Município de União (ainda sem o "dos Palmares"), porém, em 1936, o território já era parte de Murici, conforme divisão territorial mencionada pelo site do IBGE. 


Em 14/06/1960 perde território com a Emancipação Política de Santana do Mundaú. 


Desde então não ocorreram mudanças significativas no território, mas, em 2010, perdeu parte do território para o Município de Ibateguara.
.
Território atual do Município de União dos Palmares

Fonte: Mapas disponíveis no portal "Alagoas em Dados" do Governo do Estado.

Comentários