O projeto "Registros Legislativos" tem como objetivo divulgar a história de União dos Palmares com base em documentos. Apenas conhecendo o passado é possível valorizar o presente e compreender a importância em preservar o que deve ser preservado.
Dentre os diversos tipos de documentos, as Leis Municipais expressam determinado momento da vida política de um ente governamental. O Município de União dos Palmares possui mais de 1400 leis municipais, muitas das quais desconhecidas ou esquecidas pela população. Os nomes das ruas, dos prédios públicos, os gastos públicos, o orçamento municipal, títulos de cidadania honorária e os símbolos municipais, dentre outras coisas, são exemplos do conteúdo das leis municipais. Com o propósito de divulgar documentos legislativos de valor histórico o projeto foi iniciado no Instagram. Contudo, não apenas documentos legislativos contam a história de União dos Palmares, razão pela qual o projeto foi expandido e pretende documentar virtualmente registros da história palmarina.
A imagem é a fachada do sobrado onde em 23 de abril de 1893 nasceu o poeta Jorge de Lima. O sobrado, localizado na Praça Basiliano Sarmento, foi tombado pelo Patrimônio Histórico e Artístico do Estado de Alagoas (Decreto n. 5303 de 09 de fevereiro de 1983), porém teve a fachada descaracterizada em 2010 com a retirada da varanda e colocação de uma janela no local. O prédio compõe o patrimônio da Universidade Federal de Alagoas (@ufaloficial), sua aquisição para o patrimônio público teve a contribuição do Município de União dos Palmares, o qual concedeu ajuda financeira a UFAL mediante crédito especial de Cr$ 250.000,00 (duzentos e cinquenta mil cruzeiros) para complementar o pagamento pelo imóvel (Lei Municipal nº 594/81).
Em fevereiro de 2020 o prédio se encontrava em obras de restauração sob supervisão do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (@iphan_al). Será que a varanda volta para o lugar de onde nunca deveria ter saído??
Fonte da imagem: Croqui elaborado pela arquiteta Nathalie Lessa (@nathalielessaarquitetura) com base em fotografia do IBGE.
Fonte das informações sobre Jorge de Lima: Livro "Vida e Obra de Jorge de Lima" de Povina Cavalcanti.
Fonte da legislação municipal: Arquivo da Procuradoria Geral do Município.
Fonte do Decreto Estadual: Site do Gabinete Civil do Estado de Alagoas.
Comentários
Postar um comentário