Estação Ferroviária de União dos Palmares


A Lei n. 568, de 24 de maio de 1870 (Província de Alagoas) autorizou o engenheiro britânico Hugh Wilson a construir uma estrada de ferro partindo de Maceió até chegar a Vila de Imperatriz (um dos antigos nomes de União dos Palmares). As obras se iniciaram em 15 de março de 1882 e terminaram em 25 de outubro de 1884, data em que às 17h chegou a Imperatriz o primeiro trem vindo da Capital. A inauguração oficial da Estrada de Ferro Central das Alagoas de propriedade da The Alagoas Railway Company ocorreu em 03 de dezembro de 1884. Não há nas informações até então pesquisadas dados sobre a construção do prédio da Estação Ferroviária de União dos Palmares, contudo, possivelmente foi construída ainda no século XIX. Atualmente compõe o patrimônio da Transnordestina, empresa que sucedeu a RFFSA.

Um dos poucos prédios históricos ainda em pé no município aparenta ser forte como uma locomotiva mas se encontra em péssimo estado de conservação. Durante anos ficou sem parte do telhado, o que gerou infiltração na estrutura. Em 2019 foi telhado e pessimamente pintado. No mês de abril de 2020 uma das portas que aparece na imagem estava arrombada para acesso possivelmente por usuários de drogas.
O prédio já foi invadido inúmeras vezes, inclusive com "autorização" de gestores públicos municipais, os quais assim agiram embora não tenham nenhuma competência sobre o imóvel. As invasões na área da estação ferroviária são comuns por particulares e pelo poder público municipal. Construção de lojas e de uma quadra esportiva, a qual foi recentemente reconstruída pelo poder público mesmo após o cumprimento de ordem judicial de reintegração de posse ter destruído o local por se tratar de invasão ilegal.
Em 2019 o portal da Prefeitura noticiou estar em curso tratativa para utilização da área de propriedade da Transnordestina e a revitalização custeada pelo Governo do Estado.
Resta torcer para que os desmandos e bravatas acabem e que esse importante símbolo municipal seja preservado.
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Imagem: Croqui elaborado pela arquiteta Nathalie Lessa (@nathalielessaarquitetura | Instagram)
Fonte das informações históricas sobre a ferrovia: Livro "Capitalismo e Ferrovias no Brasil" de Douglas Apratto Tenório.

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